terça-feira, 25 de setembro de 2012

PROJETO SAÚDE NAS ESCOLAS É ACOLHIDO NA ESCOLA SANTA TEREZINHA BAIRRO DOM AVELAR


Desde o dia 24/09/12 as equipes da Saúde da Família estão na escola Municipal Santa Terezinha realizando atividades educativas relacionados a hanseníase. Um projeto que se estenderá ate o dia 05/10/12, quando os médicos da unidade estarão realizando exames relacionados a manchas. As quatro equipe que estão na UBS Eleonor Elisa, passaram todas as informações concernente a hanseníase: sua história, o porque desta doença ser estigmatizante no passado, os continentes com mais notificações ( Índia, Africa e America Latina), porque a Índia esta em 1º lugar e o Brasil em 2º lugar em notificações de hanseníase, como identificar a doença, os primeiros sinais e sintomas, tratamento, duração do tratamento, a diferença do tratamento de hanseníase a 60 anos atras e o disponibilizado hoje em todas as UBS. Mostrar que o tratamento é gratuito, os exames se necessário, a medicação. O cidadão é plenamente respeitado pelo profissional de saúde e se necessário dará as devidas orientações a familiares e demais contatos para que ele termine o tratamento o mais rápido possível.



 Durante todos os turnos da manhã, intermediário e da tarde os agentes de saúde, as enfermeiras  e os professores transmitem um grande volume de informação, utilizando palestras, vídeos, produção de texto e outros recursos para tira as duvidas das crianças e dos adolescentes. De forma que na sexta-feira dia 28/09/12 uma feira relacionada com o tema possa ser realizada, onde toda a comunidade poderá intender melhor a problemática da hanseníase em nossa comunidade.

O objetivo é passar para as pessoas que podemos conviver com os portadores de hanseníase sem preconceito e, ajuda-los a encontrar a cura  mais cedo.Para parar a transmissão e acabarmos com a hanseníase no bairro, na cidade e no estado de pernambuco com a ajuda de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opnião