quinta-feira, 6 de setembro de 2012

OPINIÃO CONTRADITÓRIA LEVA A DECLARAÇÃO OPOSTA SOBRE OBESIDADE

@EDUCAÇÃO PERMANENTE-Pesquisa realizada por uma equipe de médicos liderada por Francisco Ortega do Departamento de Fisiologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, Espanha e publicada nesta quarta-feira (05/09), pelo European Heart Journal, revela que gordo ativo é tão saudável quanto magro, fenômeno denominado pelos pesquisadores de "paradoxo da obesidade".
A população-alvo do estudo foi composta por 43.265 adultos divididos em grupos, conforme o nível de obesidade, tendo sido realizados exames de colesterol, avaliações da pressão arterial e testes de condicionamento físico. Deste total, 24,3% de mulheres e 75,7% de homens.
Um dos objetivos da pesquisa foi avaliar se indivíduos metabolicamente saudáveis, mas obesos teriam  um maior nível de aptidão física do que os seus pares metabolicamente anormais e obesos. Para isto foi considerado não só o Índice de Massa Corporal (IMC), mas também, taxas de colesterol, triglicerídes e glicose, entre outros aspectos.
Segundo os especialistas, os obesos considerados saudáveis após os exames tiveram um risco 38% menor do que os não saudáveis de morrer por qualquer causa. E apresentaram ainda, 30 a 50% de probabilidade de risco menor em relação às doenças cardíacas ou câncer.

O cardiologista Raul Santos, diretor da unidade de lípides do Incor (Instituto do Coração/ Hospital das Clínicas de São Paulo), destaca a importância da atividade física para a saúde, uma vez que os exercícios reduzem o impacto dos efeitos prejudiciais da gordura.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opnião