sábado, 27 de dezembro de 2014

Êxodo: As inovações de Ridley não agradou

A logica e a razão não funcionaram no filme Êxodo do diretor Ridley Scott programado para está rodando nos cinemas do mundo no período do natal, tem provocado dificuldade para os críticos encontrar termos para descrever tanta falta de originalidade. Penso que até os céticos ficaram decepcionados com os conflitos ou a anfibiologia nas senas que enfatizavam os milagres grandiosos do Deus Único, passou a mostrar que o homem também podia ter sido o agente executor. A final quem fez o que, é a grande duvida gerada pelo filme.

A ideia de Ridley que Deus é eternamente jovem (criança), o pensamento que uma unica ação provoca as demais pragas o (efeito domino) mova a peça certa e as demais cairão, fatos históricos não explicados e imprecisos como a construção das (piramides) e a passagem do mar vermelho causado por um (terremoto) tem sido o único brilho real desta mega montagem do cinema hollywoodiano.  

A revista americana Time, o Jornal The New York Times e o Site de entretenimento Vulture decidiram ser duros em suas críticas ao filme Êxodo "Deuses e Reis", a ambiguidade na interpretação do livro do Êxodo por Ridley não agradou. No Brasil o Jornal folha de São Paulo escreve a crítica de  Jack Miles (ex-jesuíta) norte americano que diz  não  encontra essa lacuna nos textos sagrados Jornal.

Muito inovador Ridley cria uma facção militar de escravos no meio de um conflito de interesse divino, com acidentes naturais, um general incapaz de mover suas tropas e questionador de Deus. O jornal Diário de Pernambuco descreve esse épico com a frase "Um Salvador Para Cada Tempo" referindo-se ao nossos dias completamente envolvido na  ideia que a solução para os conflitos esta nas armas bélico.

O site Gospel Shannel também se pronunciou chamando a atenção para a negação histórica, Bíblica e racial todas ignoradas por Ridley, o roteiro é completamente infiel e não corresponde ao antigo Egito.

Já o governo do Egito decidiu não apenas criticar, mais proibir o filme de ser rodado em seus cinemas. Um claro boicote ao cineastra que ousou bagunçar a história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opnião