quinta-feira, 4 de julho de 2013

PROTESTOS "O VALE ACORDOU" INTERROMPERAM A PONTE PRESIDENTE DUTRA ATÉ AS 2H

Passava das 2h da madrugada desta quinta-feira (4) quando a Ponte Presidente Dutra foi desbloqueada. Ao todo foram cerca de nove horas de paralisação. Na verdade os manifestantes queriam manter o protesto até às 9h da manhã de hoje, mas após vários atritos entre alguns vândalos infiltrados no movimento e os policiais, os manifestantes deixaram o local.

Foi perceptível o esforço da esmagadora maioria dos manifestantes e do Exército e das Polícias Rodoviária Federal e Militar Estadual em manter a ordem e caráter pacífico do protesto, entretanto entre os manifestantes haviam verdadeiros criminosos que foram com o intuito de tumultuar. Essas mal intencionadas não tiram o brilho do movimento, mas maculam não deixam de prejudicar a imagem de todo o protesto. É lamentável.

Dezenas de bombas de fabricação caseira do tipo "coquetel molotov" foram arremessados principalmente contra os soldados do exército na ilha do fogo, que obviamente revidaram com bombas de efeito moral e balas de borracha. Durante o tumulto, um dos coquetéis jogados pelos manifestantes, segundo a Revista do Vale, chegou a atingir um dos carros da Polícia que por pouco não sofreu incêndio.

A paralisação da ponte provocou um grande transtorno especialmente para os moradores de Petrolina e Juazeiro. Centenas, talvez milhares de trabalhadores atravessaram a ponte a pé ou foram de barquinha pelo rio São Francisco, entretanto, aqueles que estavam de carro ou moto ficaram de castigo até o final do protesto.

Exaustos, os motoristas, em sua grande maioria, estavam indignados por terem sido obrigados a ficar de plantão até a madrugada, depois de um longo de trabalho e sem contar que o tempo de descanso para retomar o trabalho nesta quinta-feira também ficou prejudicado.


Que se aprendam lições de mais esse manifesto. Que aqueles que pensam "O Vale Acordou" possam refletir sobre os rumos do movimento para estarem armando cenário para um reduzido grupo de vândalos se aproveitarem da situação. E que se tenham pautas mais definidas. Infelizmente este terceiro protesto foi quase que exclusivamente em prol da liberação da Ilha do Fogo, o que é injustificável, pois por mais que seja importante o acesso à ilha, há outras pautas bem mais pertinentes e urgentes. 

Blog do francisco Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opnião