sexta-feira, 20 de abril de 2012

UMA BOA NOTICIA: VACINA MAIS EFICIENTE PARA COMBATER A BACTÉRIA DA TUBERCULOSE

Segundo matéria destacada no Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil nesta quarta-feira uma vacina mais eficaz contra a bactéria causadora da tuberculose foi criada e testada em roedores, os resultados reavivou as esperanças de terem encontrado uma possível proteção contra as bactérias que afetam os adultos, em quem essa doença causa a cada ano um milhão de morte. A conhecida vacina BCG é eficaz na proteção das crianças, constatamos que "não protege suficientemente o adulto contra a tuberculose pulmonar", explica o instituto Pasteur, que criou a vacina a quase um século. A BCG ( Bacilo de Calmette e Guérin) protegi 50% a 75% dos adultos, com esse quadro é impossível impedir a propagação e a erradicação da doença. As novas pesquisas feitas pelos institutos Pasteur e o Nacional Francês de Saúde  e Pesquisas Medicas ( Inserm), e divulgadas pela revista americana Cell Host & Microbe diz que os pesquisadores Dr. Laleh Majlessi e o professor Claude Leclerc e equipe conseguiram modificar o genoma do bacilo responsável pela tuberculose, para obter "uma cepa não virulenta nos ratos",
 descobriram que " os ratos imunizados com essa cepa estão protegidos de forma eficaz contra a infecção (Mycobacterium Tuberculose) bactéria responsável pela doença. E também que essa "versão modificada provoca nos ratos uma reação imunológica mais forte do que a vacina BCG). Ou seja "a cepa mutante do Mycobacterium Tuberculose é uma candidata para se tornar uma série de vacinas contra a tuberculose), cientes de  precisar de mais pesquisas para que a vacina seja aplicada nos seres humanos se empenham para fazer uma MUTAÇÃO ADICIONAL para fornecer uma cepa totalmente inócua que possa ser testado nos seres humanos.
A tuberculose é uma doença presente nos países pobres, as notificações chegam a 9 milhões de novos casos por ano, é a segunda causa de morte entre as doenças infecciosas,atras apenas da Aids.
Com tratamentos tão desatualizados e os recursos que os médicos dispõem para enfrentar o surgimento de cepas super-resistentes a ação de antibióticos fracos, torna imperativo o surgimento de novas armas para enfrentar desafios como os provocados pela Tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opnião